HABILIDADES NÃO ACADÊMICAS
SOCIOAFETIVAS / COMPORTAMENTAIS
|
1.
integração
social (capacidade de se relacionar e ser aceito pelos companheiros,
mostrar-se membro ativo, cumprimentar, aceitar e fazer elogios);
|
2.
atitudes
cooperativas(colaboração com o amigo, com o professor e toda comunidade);
|
3.
participação
(participar com interesse das atividades propostas, participar em grupo);
|
4.
assertividade
(habilidade de se adequar a um contexto, como o exemplo a criança que espera
o momento oportuno, faz suas colocações adequadamente, sem ansiedade ou maus
modos);
|
5.
compreensão e
respeito pelas regras estabelecidas;
|
6.
reconhecimento
da rotina da escola;
|
7.
adequação da
postura à atividade (sentar-se, levantar-se);
|
8.
verbalização
(expressar verbalmente pensamentos, ideias e sentimentos);
|
9.
reconhecimento
e expressão das emoções;
|
10.
autoconfiança;
|
11.
autonomia
(capacidade de assumir responsabilidades pessoais e sociais, demonstrar
independência);
|
12.
concentração;
|
13.
motivação
(demonstrar e manter o interesse, a curiosidade durante a atividade).
|
COMUNICATIVAS
|
1.
comunicação
efetiva de forma a se fazer entender (oral, gestual, escrita...);
|
2.
audiência
( manter-se atento enquanto o outro fala, aguardando a sua vez );
|
3.
compreensão
de comandos: simples e mais de um comando;
|
4.
respeito à
diversidade das formas de expressão oral/gestual manifestas pelas pessoas da
comunidade escolar e extraescolar;
|
5.
organização de
pensamentos;
|
6.
reprodução de
narrativas (oralmente/gestualmente);
|
7.
compreensão
de ideias (simples e complexas);
|
8.
formulação de
hipóteses.
|
MOTORAS
|
1.
movimentos e
resistência (capacidade de realizar movimentos e tarefas físicas);
|
2.
coordenação
motora ampla:
a.
arremessar
(lançar objetos com um grau razoável de precisão e força);
b.
sentar
(capacidade de manter-se sentado ereto, em posição normal sem apoio);
c.
andar (com a
cabeça erguida e ombros para trás, ser capaz de caminhar, ereto, em linha
reta, de maneira coordenada e sem apoio);
d.
correr
(qualquer atividade de locomoção mais rápida do que andar ou arrastar-se);
e.
pular (lançar
o corpo no ar, com um movimento de extensão das pernas. Aterrissar sobre os
dois pés, com as pernas flexionadas, ou ainda pular para cima ou para baixo,
ou saltar de um objeto, pular com um pé só, ou transpor obstáculos simples
sem cair);
f.
dançar
(capacidade de executar movimentos corporais rítmicos, de maneira
coordenada);
|
3.
coordenação
visomotora (capacidade de coordenar a musculatura com o ato de olhar, do tipo
que é exigida em tarefas como recortar, escrever, sinalizar na LIBRAS etc.);
|
4.
coordenação
motora fina (capacidades de realizar e dominar os movimentos da mão e dos
dedos, como realizar pressão digital, preensão digito palmar, preensão em
pinça, etc.).
|
HABILIDADES SENSORIOMOTORAS:
|
1.
localização
de partes do corpo e sua abstração (capacidade de reconhecer e generalizar o
conhecimento do próprio corpo e as localizações de partes do corpo em outras
pessoas ou figuras);
|
2.
autoidentificação
(capacidade de identificar a si próprio quando chamado pelo nome, em
fotografia e ou espelho);
|
3.
lateralidade
(capacidade de estabelecer dominância homolateral de mão, olho e pé);
|
4.
ritmo
(capacidade de perceber e reproduzir estruturas rítmicas simples e ou complexas);
|
5.
equilíbrio
(capacidade de manter o equilíbrio motor geral e ou fino – equilíbrio
estático e dinâmico);
|
6.
agilidade
(capacidade de reações rápidas e de destreza; de compreender, atender e
organizar-se adequadamente a atribuições dentro de uma previsão de tempo).
|
PERCEPÇÃO ESPACIAL
|
1.
sentido de
direção (capacidade de distinguir em cima, embaixo, em frente e atrás, do
lado, no meio, entre, longe, perto, direita e esquerda);
|
2.
organização
corpo no espaço (capacidade de movimentar o próprio corpo de forma integrada,
em volta de objetos no espaço e passando por eles);
|
3. discriminação de figuras geométricas (capacidade de identificar e distinguir as figuras geométricas de uma dimensão - linha reta, horizontal, vertical, cruzada, paralela e curva - e de três dimensões - esfera, cubo etc.); |
4.
discriminação
figura-fundo (capacidade de perceber objetos no primeiro plano - como figuras
- e no segundo plano - como fundo - e de diferenciá-los significadamente).
|
PERCEPÇÃO TEMPORAL
|
1.
orientação
temporal (capacidade de perceber intervalos de tempo e de ter conhecimento
dos conceitos de tempo como: dia-noite; antes – agora – depois;hora; semana;
mês; ano; outros...
|
HABILIDADES SENSÓRIO-PERCEPTIVAS
|
|
1.
percepção
visual (a seleção e organização dos estímulos visuais baseadas na experiência
visual passada);
|
|
2.
acuidade
visual (capacidade de ver e diferenciar objetos apresentados, com significado
e precisão; como discriminar cores, identificar semelhanças e diferenças etc.);
|
|
3.
discriminação
tátil (capacidade de identificar objetos, texturas e temperatura tocando);
|
|
4.
atenção
(capacidade de selecionar os estímulos e se ater a eles, como atenção
seletiva, ou dirigida a objetos e ou pessoas);
|
|
5.
acuidade
auditiva
a.capacidade de captar e diferenciar
estímulos auditivos;
b.capacidade de discriminar
intensidade e localizar de onde vem o som.
|
|
HABILIDADES MNEMÔNICAS
|
1.
memória
visual (capacidade de recordar experiências visuais anteriores);
|
2.
memória
visomotora (capacidade de reproduzir de forma motora experiências visuais
anteriores);
|
3.
memória
auditiva (capacidade de reter e recordar informações auditivas; como relatar
histórias com as próprias palavras, reproduzir sons de animais etc.);
|
4.
memória
sequência auditiva (capacidade de recordar e reproduzir informações auditivas
anteriores, na seqüência correta e em detalhes).
|
CUIDADOS PESSOAIS
|
1.
conhecimento
do próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e
valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar (capacidade de
escovar os dentes, pentear os cabelos, abotoar e desabotoar, lavar as mãos,
controlar os esfíncteres, fracionar alimento para levá-lo à boca, vestir-se e
despir-se, utilizar adequadamente os sanitários etc.).
|
HABILIDADES ACADÊMICAS
HABILIDADES DE LEITURA
|
1.
reconhecimento
e decodificação ( letras, sílabas e palavras);
|
2.
leitura e
compreensão de palavras compostas por sílabas canônicas e não- canônicas
(reconhecimento de diferentes estruturas silábicas);
|
3.
leitura e
compreensão de frases;
|
4.
compreensão
do texto lido identificando o assunto principal;
|
5.
inferência de
informações (associar elementos diversos do texto que se relacionem a sua
vivência);
|
6.
compreensão
global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explicitas
e implícitas;
|
7.
formulação de
hipóteses sobre o conteúdo do texto;
|
8.
reconhecimento
do gênero e da contextualização do texto;
|
9.
fluência em
leitura.
|
HABILIDADES DE ESCRITA:
|
1.
processamentos
visuais e motor (cópia de figuras e qualidade da escrita);
|
2.
utilização da
escrita como forma de expressão;
|
3.
compreensão
das diferenças existentes entre sinais do sistema de escrita
alfabético-ortográfico e outras formas gráficas e sistemas de representação:
a. distinção entre letras e
números;
b.reconhecimento de acentos e sinais de pontuação;
c.outros sistemas de representação;
|
4.
domínio de
convenções gráficas:
a.orientação e alinhamento da
escrita;
b.segmentação dos espaços em branco e pontuação;
|
5.
conhecimento
do alfabeto e diferentes tipos de letra;
|
6.
domínio da
natureza alfabética do sistema de escrita (uso de dicionário, lista
telefônica; organizar palavras e nome dos amigos em ordem alfabética...);
|
7.
domínio das
relações entre grafemas e fonemas;
|
8.
consciência
fonológica: manipular os sons da fala, expressando oralmente o resultado
dessa manipulação:
a.
Rima (termina com os mesmos sons);
b.
Aliteração (começa com os mesmos sons do nome falado);
c.
Adição silábica (ao ouvir uma palavra pronunciada
e uma sílaba adicional, a criança deve escolher, dentre opções dadas, aquela
cujo nome falado corresponde à adição da sílaba – ex.: PATO + AS no começo =
SAPATO);
d.
Adição fonêmica (ao ouvir uma palavra pronunciada
e um fonema adicional, a criança deve escolher, dentre cinco figuras, aquela
cujo nome falado corresponde à adição do fonema – ex.: ALA + /S/ no começo =
SALA);
e.
Subtração silábica (ao ouvir uma palavra pronunciada
e uma sílaba, a criança deve escolher, dentre cinco figuras, aquela cujo nome
falado corresponde à palavra falada menos aquela sílaba – ex.: MACACO – MA =
CACO);
f.
Subtração fonêmica (ao ouvir uma palavra pronunciada
e um fonema, a criança deve escolher, dentre cinco figuras, aquela cujo nome
falado corresponde à palavra falada menos aquele fonema – ex.: BOCA – B =
OCA);
g.
Transposição silábica (ao ouvir uma palavra
pronunciada, a criança deve inverter a ordem das sílabas que compõem essa
palavra e escolher, dentre cinco figuras, aquela cujo nome falado corresponde
ao resultado dessa inversão de sílabas – ex.: LOBO / BOLO);
h.
Transposição fonêmica (ao ouvir uma palavra
pronunciada, a criança deve inverter a ordem dos fonemas que compõem essa
palavra e escolher, dentre cinco figuras, aquela cujo nome falado corresponde
ao resultado dessa inversão de fonemas – ex.: ÍRIS / SIRI);
|
i.
Trocadilho (ao ouvir duas palavras pronunciadas, a criança
deve inverter a ordem dos fonemas iniciais dessas duas palavras e escolher,
dentre cinco figuras, aquela cujo nome falado corresponde ao resultado dessa
inversão de fonemas. (Por exemplo, CULAR PORDA/PULAR CORDA).
j.
Assonância:
a. semelhança ou igualdade de sons em palavras
próximas;
b. uso do
mesmo timbre vocálico em palavras distintas, especialmente no final de
frases;
|
10.
escrita de
palavras sem apoio visual;
|
11.
escrita de
palavras com grafia desconhecida;
|
12.
escrita de
sentenças;
|
13.
reprodução
escrita de narrativas.
|
HABILIDADES MATEMÁTICAS:
|
1.
manipulação e
exploração de objetos e brinquedos e descoberta das características e
propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar,
transvasar, encaixar, acrescentar, repartir, separar, combinar etc.;
|
2.
conhecimento
físico (conhecimento dos objetos da realidade externa, ou seja, as
propriedades físicas que estão nos objetos na realidade externa e podem ser
conhecidas pela observação – cor, forma, espessura, tamanho, peso etc.);
|
3.
representação
do espaço numa outra dimensão (construir torres, pistas para carrinhos e
cidades, blocos de madeira ou encaixe etc.);
|
4.
identificação
de números perceptuais (até quatro ou cinco – podem ser facilmente
distinguidos com uma olhada, de maneira apenas perceptual, sem requerer uma
estruturação lógico matemática);
|
5.
agrupamento
de objetos segundo uma característica;
|
6.
agrupamento
de objetos segundo mais de uma característica;
|
7.
conhecimento
lógico-matemático (coordenação de relações – coordenar relações de igualdade,
diferença e soma);
|
8.
ordenação de
objetos;
|
9.
ordenação
segundo critério (crescente, decrescente, tonalidades, quantidades etc.) e ou
sequência lógica;
|
10.
comparação de
objetos e identificação de semelhanças e diferenças;
|
11.
realização de
correspondência um a um (igualdade);
|
12.
inclusão de
classes (habilidade para coordenar os aspectos qualitativos e quantitativos
de uma classe e uma subclasse – ex.: Classe: animais; subclasse: cachorros e
gatos. Se questionada, a criança que diz que há mais cachorros do que animais
não está coordenando os aspectos quantitativos e qualitativos da classe);
|
13.
relação
número e quantidade;
|
14.
manuseio de
objetos fazendo julgamentos quantitativos acerca dos agrupamentos feitos;
|
15.
conservação
numérica (habilidade de compreender que a quantidade continua a mesma quando
o arranjo espacial dos objetos foi modificado);
|
16.
conexidade
(habilidade de entender que todos os números consecutivos estão conectados
pela operação de “+ 1”);
|
14.
descrição e
representação de percursos e trajetos observando pontos de referência;
|
15.
utilização de
noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas;
|
16.
raciocínio
lógico;
|
17.
comunicação
de quantidades utilizando a linguagem oral, notação numérica e / ou registros
não convencionais;
|
18.
utilização
adequada de objetos intermediários como fita métrica, balança, régua etc para
quantificar a grandeza (comprimento, extensão, área, peso, massa etc.);
|
19.
estabelecimento
de estimativas;
|
20.
interpretação
de informações ( resolução de problemas);
|
21.
estabelecimento
de seriações – linear e cíclica.
|
Comentários
Postar um comentário